É #FAKE que Maduro pediu 'brigada' do MST em meio à atual crise entre Venezuela e EUA; convite foi para projeto agrícola em 2024

0


Maduro não pediu brigada de MST
G1
Circula nas redes sociais uma publicação dizendo que Nicolás Maduro pediu uma “brigada” ao Movimento dos Trabalhadores Ruais Sem Terra (MST) em meio à atual crise entre a Venezuela e os Estados Unidos. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação mentirosa?
Publicado em 26 de agosto no X, onde teve mais de 163 mil curtidas, o post diz: “Militante, chegou sua hora: Maduro precisa de você! Leva teu boné do MST, o trator caindo aos pedaços e o pão com mortadela. Mostra tua resistência e se alista no exército revolucionário… pronto para lutar contra o imperialismo americano!”.
A imagem mostra um print com o título de uma reportagem do portal Metrópoles, que diz: “Maduro pede ‘brigada de mil homens e mulheres do Brasil’ ao MST”. Mas a publicação mentirosa omite que esse texto foi publicado em 2024 e que ele tratava, na verdade, de um convite para uma parceria envolvendo produção agrícola (veja mais abaixo).
O conteúdo viral sugere, de modo enganoso, que ocorreu uma “convocação” do MST em meio à atual entre os governos de Nicolás Maduro e Donald Trump.
A tensão entre Estados Unidos e Venezuela voltou a escalar em julho, quando a Casa Branca divulgou um cartaz oferecendo uma recompensa de US$ 25 milhões (cerca de R$ 140 milhões) por informações que levem à prisão ou condenação de Maduro — valor que foi duplicado no início de agosto.
O governo Trump alega que Maduro é o chefe de um suposto cartel, chamado de Cartel de los Soles, que fomenta rotas de tráfico internacional de drogas com destino aos Estados Unidos (veja detalhes ao final desta reportagem).
⚠️ Por que isso é mentira?
Maduro pediu brigadistas de produtores agrícolas durante uma cúpula realizada em 2024 – e sem relação com o atual contexto de tensão com Trump. Ao Fato ou Fake, a assessoria de imprensa do MST diz: “Não é verdade que brigadistas serão enviados para combate [em um eventual conflito da Venezuela com os EUA]. Eles atuam na produção alimentar dos lugares para onde vão e têm presença em outros países, além da Venezuela, como China, Zâmbia e Haiti”.
A reportagem do Metrópoles que aparece na imagem do post fake (“Maduro pede “brigada de homens e mulheres do Brasil” ao MST”) foi publicada em 27 de agosto de 2024, data da XI Cúpula da Aliança Bolivariana Para os Povos da Nossa América (ALBA-TCP).
No evento, o presidente venezuelano recebeu uma delegação do movimento e afirmou: “Convido o MST que venha também com centenas dos seus agricultores, que venham produzir na Venezuela com sua experiência… MST, me envie uma brigada de mil homens e mulheres do Brasil para produzir em terras venezuelanas”.
A assessoria do MST falou ao Fato ou Fake que a proposta foi aceita: “A brigada de cooperação com a Venezuela recebeu novos militantes do movimento a partir de um convite do presidente Nícolas Maduro, em 2024, quando se criou um projeto de cooperação agrícola com foco na produção de alimentos saudáveis, chamado Pátria Grande del Sur, onde famílias camponesas sem terra têm levado sua experiência na produção de alimentos para fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar em território venezuelano”.
Segundo o site do MST, a brigada Apolônio Carvalho atua na Venezuela desde 2006.
📌 Qual é o contexto da fake?
Em 19 de agosto, o governo dos EUA enviou uma dezena de embarcações militares para o sul do Caribe. Como reação, Maduro anunciou a mobilização de 4,5 milhões de milicianos no território venezuelano.
Até a última atualização desta reportagem, o desdobramento mais recente da crise havia sido a autorização, pelo governo Trump, de um ataque militar contra uma embarcação em águas internacionais, ocorrido nesta terça-feira (2).
Segundo o republicano, a embarcação pertencia à organização criminosa venezuelana Tren de Aragua e transportava drogas com destino aos Estados Unidos – 11 pessoas morreram no ataque.
Maduro não pediu brigada de MST
G1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Fato ou Fake analisa imagens do conflito entre Israel e Irã
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com