Em meio à ameaça de tarifas de 100% para China, Trump diz que Xi Jinping é duro, inteligente e um bom líder
Trump diz que Xi Jinping é “duro e inteligente” em meio à ameaça de tarifas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o líder chinês Xi Jinping, chamando-o de “um homem muito forte, muito inteligente” e um grande líder.
A declaração foi feita neste domingo (12) a jornalistas a bordo do avião presidencial americano, o Força Aérea Um, durante a viagem de Trump ao Oriente Médio.
“Eu tenho um ótimo relacionamento com o presidente Xi, ele é um homem muito forte, ele é um homem muito inteligente. Ele é um grande líder”, disse Trump.
Na sexta-feira (10), o presidente americano anunciou que imporá uma tarifa adicional de 100% contra a China a partir de 1º de novembro, em uma nova ofensiva comercial contra o país asiático. A decisão veio poucas horas após o republicano criticar a iniciativa chinesa de restringir a exportação de elementos ligados às terras raras, materiais estratégicos para a indústria de tecnologia.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala com a imprensa antes de embarcar no Air Force One rumo a Israel, na Base Aérea de Andrews, em Maryland, neste domingo (12).
REUTERS/Evelyn Hockstein
Durante a conversa com jornalistas no voo a Israel, o presidente destacou que as tarifas fortaleceram a economia americana e aumentaram o poder de negociação dos Estados Unidos.
“Estamos recebendo centenas de bilhões de dólares, não apenas da China, de outros países. Nos tornamos um país rico novamente, e as tarifas nos deram força diplomática, força de negociação. Acho que vamos ficar bem com a China”, disse Trump.
Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que a nova tarifa poderia ser aplicada antes mesmo da data prevista, a depender de “quaisquer ações” tomadas por Pequim. Questionado se o plano de aplicar tarifas de 100% à China no início de novembro continua de pé, Trump que sim, mas acrescentou que a data lhe parece uma eternidade.
“Vamos ver o que acontece. Você sabe, para mim, o que é 1º de novembro? Uma eternidade”, afirmou o presidente americano.
A bordo do avião presidencial, Trump segue rumo a uma agenda intensa no Oriente Médio. Em Israel, ele vai se reunir com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, encontrar famílias de reféns mantidos pelo grupo terrorista Hamas e discursar no Knesset, o Parlamento israelense.
Em seguida, Trump viaja para o Egito, onde vai copresidir uma cúpula de paz sobre Gaza ao lado do presidente Abdel Fattah al-Sisi.