Policarpo propõe lei para que terminais de ônibus de Goiânia recebam nomes de times de futebol da capital

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O presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD), apresentou projeto de lei para que três terminais de ônibus da capital recebam os nomes dos times de futebol locais. A iniciativa não muda as atuais denominações dos equipamentos públicos, apenas agrega a eles os nomes dos clubes.

O critério de escolha dos terminais foi sua proximidade com as arenas dos times. Assim, o Terminal Isidória passa a ser chamado Terminal Isidória – Goiás Esporte Clube; o Terminal Praça da Bíblia fica denominado Terminal Praça da Bíblia – Vila Nova Futebol Clube; e o Terminal Praça A torna-se Terminal Praça A – Atlético Clube Goianiense.

Policarpo afirma que apresentou os projetos de lei – um para cada nova denominação – após obter o aval das direções dos três clubes, do governador Ronaldo Caiado (União) e do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União). O objetivo da proposta do presidente da Câmara é valorizar os equipamentos públicos e incentivar o uso do transporte público em dias de partidas de futebol de modo a reduzir o impacto dos eventos no trânsito.

Os terminais de ônibus da Grande Goiânia recebem investimentos para reconstrução e reforma. As obras na Praça da Bíblia e no Terminal Isidória já foram concluídas e entregues, enquanto as intervenções na unidade da Praça A estão em andamento. A meta da administradora do sistema, a Nova Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (RMTC) – composta por Estado, prefeituras dos municípios que integram o sistema e as empresas de ônibus – é fazer a concessão dos equipamentos para a iniciativa privada.

O vereador observa que outras cidades do Brasil, e em diversas partes do mundo, já agregaram os nomes de clubes de futebol a terminais de ônibus e estações de metrô. “Os clubes de futebol concordam em ceder os nomes dos times para os terminais, porque isso reforça a identidade deles com a capital, e o poder público apoia a proposta por entender que ela vai aumentar o interesse da iniciativa privada pela concessão dos equipamentos”, afirma Policarpo.

“Os clubes têm marcas poderosas e, ao vinculá-las aos terminais, ajudam a valorizar esses espaços. A iniciativa privada se interessa mais quando há uma identidade forte envolvida, e isso também gera benefícios à própria cidade”, diz o presidente da Câmara de Goiânia. “A principal ideia nesse primeiro momento é estimular que o torcedor utilize o transporte público para ir aos estádios. Goiânia está um pouco na contramão disso. Em outras cidades há linhas criadas exclusivamente para atender os estádios em dias de jogos, o que evita o transtorno no trânsito”, observa Policarpo.

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